Por Carola Oliveira

domingo, 9 de novembro de 2014

Hambúrguer de feijão preto, Cenoura assada com molho de missô e tempurá de legumes sem glúten



Tempurá
É um prato da culinária japonesa feito com pedaços de vegetais e/ou mariscos envoltos de uma fina camada de massa feita com algum tipo de farinha e frito em óleo quente. Eu quis fugir do glúten e fiz um pouco diferente o meu tempurá.

Receita:
½ Couve-flor
½ Brócolis americanos
¼ maço Rúcula
¼ de maço Agrião
Uma xícara de farinha de arroz
½ xícara de farinha de araruta
Uma colhe de chá de bicarbonato de sódio
Uma xícara de óleo vegetal de milho
Água gelada


Modo de preparo: Lave os vegetais e reserve em uma tigela com água e um pouco de gelo. Em outro recipiente coloque as farinhas e o bicarbonato e adicione água gelada até atingir a textura de mingau. Ligue o fogo, adicione o óleo de milho (ou outro óleo vegetal de sua preferência). Envolva os vegetais individualmente na massa e coloque na panela com óleo quente, depois de frito deixe escorrer em uma escumadeira ou peneira e coloque em um recipiente com papel absorvente. 

  • O hambúrguer e a cenoura assada com molho de missô eu tirei do site do programa Bela Cozinha


Cenoura assada com molho de missô

Receita:
10 a 15 cenouras pequenas
Suco de 1 laranja grande
2 colheres de sopa de gengibre fresco picado bem fininho
1 colher de sopa de azeite virgem
1 colher de sopa de sementes de gergelim
Pitada de sal marinho
Semente de gergelim para decorar

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 200ºC 2. Lave as cenouras para remover qualquer sujeira. Não descasque. Misture o suco de laranja, gengibre, azeite e sal em uma tigela, para fazer o marinado. Coloque as cenouras com o marinado em uma assadeira, cubra com papel laminado. Asse por 5 minutos. Em seguida, retire o papel laminado e deixe assar por mais 10 minutos. Enquanto as cenouras estão no forno, faça o molho de missô. Retire as cenouras do forno e sirva com o molho.

Molho de Missô

Receita:                         
¼ xícara missô
1 colher de sopa azeite extra-virgem
1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
1 colher de sopa de vinagre de arroz (ou vinagre de maçã)
1 colher de sopa de melado
3 colheres de sopa de água
1 colher de chá de shoyu

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes juntos. Armazene as sobras em uma jarra de vidro na geladeira por até uma semana.

Hambúrguer de feijão

Receita:
1 copo de feijão preto (deixado de molho por 2 horas)
1 copo de arroz integral cateto (deixado de molho por 2 horas)
1/2 cebola vermelha, picada em cubinhos
2 colheres de chá de páprica defumada
½ xícara de coentro picado
1 copo de semente de girassol, tostada
4 dentes de alho picados
1 colher de chá de azeite de oliva extra-virgem
Sal marinho
Pimenta do reino

Modo de preparo: Coloque o feijão pra cozinhar na panela de pressão por 30 minutos. Desligue e reserve. Enquanto o feijão cozinha, coloque o arroz pra cozinhar com 2 copos de água na panela comum, por 45 minutos. Se tiver arroz dormido na geladeira pode usar também. Quando o arroz estiver pronto, deixe esfriar e reserve. Coloque a cebola descascada no processador de alimentos e pulse até ficar picadinha. Retire do processador e passe para uma tigela. Combine o alho, especiarias, sal, sementes de girassol e azeite no processador de alimentos e pulse até a textura se assemelhar à farinha de rosca. Adicione o coentro e o pulse até o coentro estiver bem incorporado. Transfira a mistura para a tigela com a cebola. Coloque o feijão preto e um pouco de água no processador de alimentos e processe até ficar homogêneo. Adicionar esta mistura à tigela, juntamente com o arroz. Misture (de preferência com as mãos), completamente, e experimente o tempero - você pode querer adicionar mais sal , especiarias ou ervas neste momento. Pegue um pouco da massa de feijão e modele em forma de hambúrguer. Deve dar em média 8 hambúrgueres. Certifique-se que os hambúrgueres não são muito finos pois eles podem desmontar. Unte uma assadeira com azeite e leve ao forno por 30 minutos à temperatura de 200ºC. Alternativamente, você pode fazer na frigideira ou na grelha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário