Por Carola Oliveira

domingo, 9 de novembro de 2014

Hambúrguer de feijão preto, Cenoura assada com molho de missô e tempurá de legumes sem glúten



Tempurá
É um prato da culinária japonesa feito com pedaços de vegetais e/ou mariscos envoltos de uma fina camada de massa feita com algum tipo de farinha e frito em óleo quente. Eu quis fugir do glúten e fiz um pouco diferente o meu tempurá.

Receita:
½ Couve-flor
½ Brócolis americanos
¼ maço Rúcula
¼ de maço Agrião
Uma xícara de farinha de arroz
½ xícara de farinha de araruta
Uma colhe de chá de bicarbonato de sódio
Uma xícara de óleo vegetal de milho
Água gelada


Modo de preparo: Lave os vegetais e reserve em uma tigela com água e um pouco de gelo. Em outro recipiente coloque as farinhas e o bicarbonato e adicione água gelada até atingir a textura de mingau. Ligue o fogo, adicione o óleo de milho (ou outro óleo vegetal de sua preferência). Envolva os vegetais individualmente na massa e coloque na panela com óleo quente, depois de frito deixe escorrer em uma escumadeira ou peneira e coloque em um recipiente com papel absorvente. 

  • O hambúrguer e a cenoura assada com molho de missô eu tirei do site do programa Bela Cozinha


Cenoura assada com molho de missô

Receita:
10 a 15 cenouras pequenas
Suco de 1 laranja grande
2 colheres de sopa de gengibre fresco picado bem fininho
1 colher de sopa de azeite virgem
1 colher de sopa de sementes de gergelim
Pitada de sal marinho
Semente de gergelim para decorar

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 200ºC 2. Lave as cenouras para remover qualquer sujeira. Não descasque. Misture o suco de laranja, gengibre, azeite e sal em uma tigela, para fazer o marinado. Coloque as cenouras com o marinado em uma assadeira, cubra com papel laminado. Asse por 5 minutos. Em seguida, retire o papel laminado e deixe assar por mais 10 minutos. Enquanto as cenouras estão no forno, faça o molho de missô. Retire as cenouras do forno e sirva com o molho.

Molho de Missô

Receita:                         
¼ xícara missô
1 colher de sopa azeite extra-virgem
1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
1 colher de sopa de vinagre de arroz (ou vinagre de maçã)
1 colher de sopa de melado
3 colheres de sopa de água
1 colher de chá de shoyu

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes juntos. Armazene as sobras em uma jarra de vidro na geladeira por até uma semana.

Hambúrguer de feijão

Receita:
1 copo de feijão preto (deixado de molho por 2 horas)
1 copo de arroz integral cateto (deixado de molho por 2 horas)
1/2 cebola vermelha, picada em cubinhos
2 colheres de chá de páprica defumada
½ xícara de coentro picado
1 copo de semente de girassol, tostada
4 dentes de alho picados
1 colher de chá de azeite de oliva extra-virgem
Sal marinho
Pimenta do reino

Modo de preparo: Coloque o feijão pra cozinhar na panela de pressão por 30 minutos. Desligue e reserve. Enquanto o feijão cozinha, coloque o arroz pra cozinhar com 2 copos de água na panela comum, por 45 minutos. Se tiver arroz dormido na geladeira pode usar também. Quando o arroz estiver pronto, deixe esfriar e reserve. Coloque a cebola descascada no processador de alimentos e pulse até ficar picadinha. Retire do processador e passe para uma tigela. Combine o alho, especiarias, sal, sementes de girassol e azeite no processador de alimentos e pulse até a textura se assemelhar à farinha de rosca. Adicione o coentro e o pulse até o coentro estiver bem incorporado. Transfira a mistura para a tigela com a cebola. Coloque o feijão preto e um pouco de água no processador de alimentos e processe até ficar homogêneo. Adicionar esta mistura à tigela, juntamente com o arroz. Misture (de preferência com as mãos), completamente, e experimente o tempero - você pode querer adicionar mais sal , especiarias ou ervas neste momento. Pegue um pouco da massa de feijão e modele em forma de hambúrguer. Deve dar em média 8 hambúrgueres. Certifique-se que os hambúrgueres não são muito finos pois eles podem desmontar. Unte uma assadeira com azeite e leve ao forno por 30 minutos à temperatura de 200ºC. Alternativamente, você pode fazer na frigideira ou na grelha. 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Creme de cenoura e batata doce com couve refogada e nozes

A cenoura é um alimento com poucas calorias, rico em água, sem gorduras e com uma boa quantidade de fibra e a batata doce é muito rica em carboidratos e possuem bastantes vitaminas e sais minerais que fortalecem o corpo o mantendo saudável sempre e com bem estar. Esse prato é bem rápido e simples de preparar e muito nutritivo.

Receita:

Uma cenoura;
Uma batata doce;
Uma xícara de leite de amêndoas;
Alho;
Ghee;
Couve cortada em fatias finas;
Nozes;
Sal a gosto.

Modo de preparo: Cozinhe a batata e a cenoura até ficarem bem macias; depois de cozidas bata no processador ou liquidificador até conseguir uma textura cremosa. Em uma panela refogue o alho picado com ghee. Despeje o creme de batata e cenoura no refogado. Em uma frigideira refogue o alho no ghee e coloque a couve picada acrescentando sal a gosto. Frite as nozes.

Sirva o creme em uma tigela ou prato fundo, por cima a couve refogada e as nozes fristas/tostadas.


domingo, 26 de outubro de 2014

Creme de abacate com granola caseira

Essa receita foi inspirada no café improvisado feito por minha amiga querida Marina, durante um final de semana que passei na casa dela.

O abacate é uma das frutas mais ricas em gordura, porém, é uma gordura boa do tipo monoinsaturada. Também é rico em fibras, antioxidantes, magnésio e acido fólico.

Receita do creme de abacate:

Meio Abacate
Uma xícara de leite de amêndoas
Uma colher de sopa de melado de cana

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até conseguir uma textura cremosa.

Receita da granola caseira:

Peguei no site do programa “BelaCozinha” do canal GNT, mas não utilizei todos os ingredientes, retirei a semente de abobora e a rapadura da receita.

Uma xícara de aveia;
Meia xícara de amêndoa crua triturada;
Um terço de xícara de avelã cortada grosseiramente;
Meia xícara de cacau nibs; 
Um quarto de xícara de óleo de coco;
Duas colheres de sopa de melado.


Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes numa tigela. Acrescente o óleo do coco e melado, misture bem. Leve ao forno por 35 minutos a 180°C. Acrescente o cacau nibs e leve ao forno por 15 minutos.


Creme de abacate com granola caseira


Detalhe para granola caseira


Strogonoff de shitake com arroz cateto e brócolis

Strogonoff vegano de Shitake

Uma xícara de castanha de caju crua
Meia xícara de água
Um tomate
Meia cebola
Uma colher de chá de ghee
Uma colher de sopa de mostarda Djion
Duas colheres de sopa de shoyu
70g de shitake fatiado

Modo de preparo: deixe as castanhas de molho por 30 min; refogue a cebola com ghee e acrescente o tomate picado; quando o tomate estiver bem molinho apague o fogo; coloque o refogado, as castanhas, meia xícara de água e a mostarda Djion no liquidificador até formar um creme; em outra panela coloque o shitake e o shoyu até que o shitake fique bem molinho (pode acrescentar mais shoyu se achar necessário); acrescente o creme na panela de shitake e pronto. Se achar necessário pode acrescentar sal marinho.

Arroz cateto

Uma xícara de chá de arroz cateto
Meia cebola picada
4 xícaras de água
Sal marinho a gosto
Uma colher de ghee

Modo de preparo: refogue a cebola com ghee; acrescente o arroz e 4 xícaras de água; quando começar a ferver coloque sal marinho e deixe secar, se achar necessário acrescente mais água.

Brócolis

Metade de um buquê de brócolis
Sal marinho


Modo de prepara: cozinhe em uma panela a vapor ou cuscuzeira; acrescente sal a gosto.


sábado, 25 de outubro de 2014

Leite de amêndoas

Leite de amêndoa é ótimo para substituir o leite de origem animal, super indicado para pessoas com intolerância à lactose e a soja. Esse leite também é indicado para pessoas que possuem intolerância ou alergia a glúten, pois ele não contém caseína, que é uma proteína do leite quimicamente similar ao glúten.
Além de ser um dos mais nutritivos substitutos do leite disponíveis, o leite de amêndoa tem baixa taxa de gorduras e calorias e é rico em muitas vitaminas e minerais essenciais para a saúde e o bom funcionamento do nosso corpo.
Se você também quiser se beneficiar com as qualidades nutricionais do leite de amêndoas, é só dar uma olhadinha na receita que retirei do site Bela Cozinha, do canal GNT:

Ingredientes:
1 copo de amêndoas crua
4 copos de água*
(*Bela Gil sugere que quem goste do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)


Medidas padrão:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml



Modo de preparo:
Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira.


Amêndoas

  • É um tipo de oleaginosa rica em ácido fólico, niacina, potássio, vitamina E, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas;
  • Auxilia a tonificar o sistema nervoso, diminui o colesterol e ajuda na prevenção de doenças cardíacas;
  • Possui efeito antioxidante;
  • As amêndoas são restaurativas, tonificantes, nutritivas;
  • A ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos, e ainda restabelece a força física e mental;
  • Junto com uma fruta e outras oleaginosas, serve como um excelente lanche pós-treino;
  • Excelente para produção de leite vegetal e pães.